CIRURGIA ORAL

Tratamento periodontal que consiste na descontaminação das superfícies das raizes da placa bacteriana mineralizada ( tártaro) e não mineralizada, a causa principal da inflamação gengival, das bolsas periodontais e da colecção purulenta (pus).

 

O objectivo do tratamento periodontal é a preservação dos tecidos moles (gengiva, mucosa) e duros (osso) em redor dos dentes.

 

Em Portugal perdem-se mais dentes devido a periorodontites que por causa de caries. A periodontite é uma doença da cavidade oral que resulta da progressão da gengivite - inflamação gengival, envolvendo inflamação, infecção e destruição do osso e dos ligamentos que suportam o dente.

 

As causas principais da periodontite são a placa bacteriana e o tartaro (placa bacteriana mineralizada) Quando não são eliminados periodicamente podem formar uma espécie de cunha que cresce entre o dente e a gengiva, formando bolsas gengivais que oferecem condições ideais para bactérias. A inacessibilidade pela escova dentária permite um desenvolvimento rápido das bactérias causando a inflamação das gengivas (Gengivite).

 

Um tratamento nesta fase consegue evitar que a inflamação avance para zonas mais profundas, iniciando a destruição óssea. Este defeito deixado no osso é preenchido com tecido mole, o tecido de granulação. O tecido de granulação não tem estabilidade para garantir que o dente mantém a sua posição.

 

© 2016 by andit business and consulting