ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes. Esta área tem como objetivos:

 

A prevenção - A possibilidade do odontopediatra realizar um exame oral precoce, fornecer orientações aos pais durante a infância e realizar tratamentos preventivos é a peça fundamental para que a criança tenha uma boa saúde oral em toda a sua vida.

 

Instrução e motivação para a higiene oral

 

Aplicação de flúor - É um elemento importante para a remineralização do esmalte ajudando a prevenir a cárie. Quando em excesso pode ser prejudicial. Cabe ao odontopediatra avaliar e decidir a necessidade de suplementos de flúor.

 

Aplicação de selantes de fissura - Consiste em aplicar uma resina sobre os sulcos e fissuras das faces de mastigação dos molares de leite e definitivos para evitar que bactérias e restos alimentares se acumulem nessas zonas de difícil acesso na higienização, prevenindo assim o aparecimento de cáries.

 

Tratamentos curativos - Após instalação de doença na cavidade oral, o odontopediatra atua eliminando os focos infeciosos, realizando os procedimentos clínicos adequados, de modo a restituir saúde à cavidade oral.

 

Tratamentos intercetivos - Pode ser necessário trabalhar em conjunto com o ortodontista e/ ou com a terapia da fala no sentido de prevenir, corrigir ou minimizar determinadas más posições dentárias, alterações de oclusão e/ou esqueléticas bem como determinadas para-funções da criança.

 

© 2016 by andit business and consulting