PRÓTESES

A reposição breve dos dentes em falta, através de prótese dentária adequada, é fundamental para a estabilidade de todos os demais. Se o lugar do dente ausente for na zona da frente, acresce o problema estético.

 

Esta área da Medicina Dentária representa uma das mais valorizadas pelos nossos pacientes, uma vez que permite a devolução de dentes outrora perdidos e, consequentemente, a estética e a função.

 

Prótese Fixa

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou "ponte fixa").

 

Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de "fixa" porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.

 

Prótese Removível

Desde totais ou parciais, são muitas as possibilidades de tratamento que a prótese removível pode oferecer.

Sem dúvida que as soluções fixas são a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Não só permitem uma estética e função excelentes, como aumentam a segurança e autoestima, pois têm características de dentes naturais saudáveis.

 

No entanto, a Clínica Médico Dentária do Campo das Hortas, como unidade médica polivalente, proporciona-lhe também soluções de reabilitação com próteses removíveis, que representam soluções mais económicas e que poderão, em certos casos, permitir um conforto e qualidade de vida satisfatórios.

 

As próteses dentárias removíveis são próteses que o paciente pode retirar sempre que o desejar e para efetuar uma higienização adequada. Estas podem ser parciais e totais.

As parciais removíveis são totalmente em acrílico ou têm parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.


As próteses dentárias esqueléticas cobrem uma porção menor da boca, devido à robustez da sua parte metálica. Usa ganchos nos dentes para se manter no lugar. Isto pode resultar num problema estético, se o gancho ficar muito visível.

 

As próteses dentárias parciais removíveis são mantidas na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam.

As próteses dentárias totais removíveis, são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Mantém-se na boca pela ação conjunta de pequenas retenções da ana-tomia do que resta do osso alveolar, da língua, dos músculos faciais e, no caso da próte-se superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca).

 

A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alveolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.

 

Há porém que ter em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues.



© 2016 by andit business and consulting